PROGRAMA DESPOLUIR

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

 

O SETPESP, preocupado com a preservação ambiental – uma das prioridades da atual gestão – vem investindo em ações e programas que possam minimizar a emissão de CO2 e promover o desenvolvimento sustentável. Em abril de 2008, implementou o  Programa Despoluir , fruto de uma  parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), que deu continuidade ao Programa Economizar, desenvolvido pela entidade entre  2004 e  2008, com a aferição de  10 mil veículos.

 

 O Despoluir é um programa de  âmbito nacional,  que  tem como objetivo promover a melhoria do desempenho ambiental no setor de transportes, por meio da redução da emissão de poluentes da frota, incentivo ao uso de energia limpa,  aprimoramento da gestão ambiental das empresas, treinamento e mudança de postura dos profissionais do segmento.

 

Até o momento,  a entidade já atendeu  mais de 60 empresas associadas e fez o controle  da emissão de gases de cerca de 20 mil ônibus (conforme gráfico abaixo) , além do trabalho de conscientização de milhares de trabalhadores do transporte para a necessidade da preservação do meio ambiente.

 

 

PROJETO                ECONOMIZAR

PROJETO   

DESPOLUIR*

 

                                  DADOS TOTALIZADOS

 

FROTA AFERIDA

10.000

 

FROTA AFERIDA

9.822

FROTA CONFORME

7.700

 

FROTA CONFORME

7.987

(%) DE CONFORMIDADE

77

 

(%) DE CONFORMIDADE

81

                                                                                                                         *Período: abril/08 a janeiro/11

 

 

 

Inspeção nas garagens

A aferição da frota é feita por técnico do SETPESP, com o suporte de uma unidade móvel e o auxílio do opacímetro (equipamento que analisa a quantidade de fumaça preta emitida por motores a diesel) nas próprias garagens, com o objetivo de orientar as operadoras quanto à regulagem e adequação dos veículos à legislação ambiental vigente.

Os ônibus que registrarem índices superiores aos estabelecidos pela legislação passam pelos devidos reparos,  e no prazo de até seis meses passam por nova vistoria, o chamado “reteste”.

 As ações do Programa  Despoluir estão sendo implementadas  não só por meio da aferição veicular , mas também pela  análise dos pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes, pelo  uso racional de combustíveis e – principalmente – pela  transformação dos agentes do setor de transportes,  para que eles adotem uma nova postura e se tornem  multiplicadores da educação ambiental.

 

DADOS ANUAIS DO PROGRAMA DESPOLUIR

grafico_despoluir.jpg

 

Adesão ao Programa

 A adesão ao Despoluir é espontânea e gratuita, cabendo às empresas associadas a sua manifestação para a implantação e desenvolvimento do programa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3179.1077 ou pelo e-mail ambiental@setpesp.org.br .


creditos